quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PARTE II: Perfil do profissional de Ed. Física

Considerando as atuais exigências de nossa sociedade, e as tendências do mercado, acredita-se que todas as transformações científicas e tecnológicas, que se podem imaginar para o futuro, serão acompanhadas de mudanças de padrões culturais e éticos. Desta maneira, a formação do Profissional de Educação Física e Esporte não pode ser obtida numa dimensão puramente prático-teórica ou intelectual, no que, aliás, concordam diferentes especialistas envolvidos com o processo de formação.

Melchertes Hurtado (1983), ao enunciar diferentes quesitos que devem compor o perfil do profissional de Educação Física, cita que este deve englobar requisitos básicos de sua formação profissional, os elementos constitutivos de sua personalidade, e a influência que exerce, ou que vem a exercer, sobre todos com quem venha a atuar. Portanto, um profissional de Educação Física e Esporte, atuando enquanto gestor esportivo, deve apresentar habilidades, atitudes, competências e preparos profissionais, assim traduzidos:

• Evidenciar destacada capacidade analítica e sintética, com ampla visão da realidade, e atitude crítica diante da mesma

• Ter domínio dos conceitos fundamentais e dos métodos e técnicas que lhes permitam o exercício de sua profissão de forma eficaz

• Ser um profissional com domínio de instrumental, métodos e técnicas que permitam, além do desenvolvimento de sua profissão, responder às situações concretas e gerais, com condições de liderança e comportamento ético, que se ajuste à dinâmica do processo de uma sociedade em constantes transformações

• Exercer a função de liderança de caráter democrático, inovador, criador, empreendedor, e demonstrar comportamento ético, ajustado à dinâmica do processo de uma sociedade em constante mutação

• Desenvolver atitude de pesquisa no seu campo profissional, a fim de melhor entender a realidade, e nela agir com eficácia, o que facilitará seu processo de readaptação profissional ao mundo em transformação, não se cristalizando em padrões estereotipados de comportamento.

Características

• Visão crítica sobre a ciência, não se prendendo a dogmatismos e modismos, dispondo assim de uma postura tolerante para o pensamento divergente

• Forte identificação para com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que buscam nas diferentes formas de exercícios físicos, um aliado à sua saúde

• Afinidade com todas as manifestações do movimento humano, como as atividades corporais, as atividades de lazer ou de competição nas mais diversas modalidades esportivas.

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