quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PARTE I: Perfil do profissional de Ed. Física

Saltar, correr, andar, nadar. Tudo isso pela boa qualidade de vida. Mas para a prática esportiva realmente saudável é preciso a orientação adequada, que cabe ao profissional de Educação Física prover. Em todos os setores é o profissional de Educação Física quem define o tipo de atividade física mais indicada para cada pessoa, orientando-a quanto à postura, intensidade e freqüência de cada exercício. A formação dos profissionais é feita em curso de graduação, seja a licenciatura ou bacharelado, que visam atender às diferentes manifestações da cultura do movimento presentes na sociedade.

O estudante é formado para intervir, profissional e academicamente, no contexto específico a partir de conhecimento de natureza técnica, científica e cultural. É preciso considerar também as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional. Conforme a mudança curricular, o aluno deverá optar pelo trabalho educacional na escola ou nos diferentes outros espaços de atuação. Isto permite uma formação específica em diferentes áreas de atuação: para o Lazer, Esportes, Atividades Físicas e Saúde, além da licenciatura (escola).Com isso, os alunos adquirem conhecimentos gerais dos diferentes campos de atuação e depois escolhem sua área de atuação.

As disciplinas que fazem parte do currículo do Bacharel em Educação Física estão agrupadas em seis grandes áreas do conhecimento, que compreendem: conhecimento do homem e da sociedade, científico e tecnológico, do corpo humano e desenvolvimento, didático- pedagógico, técnico-funcional aplicado e sobre a cultura do movimento.

O profissional de educação física desempenha suas atividades relacionadas com a aquisição e controle do movimento. Atua sob diversas formas na expressão corporal, sistematizadas no campo educacional, do rendimento esportivo, do lazer, na reeducação motora, da reabilitação, da gestão de empreendimentos relacionados com as atividades físicas, com o esportivo e o lazer, sendo desenvolvidas através de atividades de ginásticas, esportes, lutas, danças, jogos, recreação e do ensino personalizado, entre outros.

O graduado em Educação Física está habilitado para intervir na sociedade como professor/pesquisador nos diversos níveis de ensino, desempenhar funções burocráticas (verificação de súmulas, criar tabelas de campeonato, etc.), podendo ainda prestar orientação técnica, assessoria e consultoria a órgãos e instituições públicas e privadas na educação e em equipes multidisciplinares na área da saúde e no ensino personalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.

Postagens Recentes: