sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Estudo: dor forte é amenizada com toque de mão


Pesquisa de cientistas da Universidade London College aponta que pode existir uma boa razão para as pessoas naturalmente encostarem a mão em um local dolorido logo após o machucado ocorrer. Tocar com a mão no local com dor alivia a sensação, aponta o estudo, segundo informações do site Science Daily.

O alívio surge de uma mudança no cérebro da representação do resto do corpo. "Mostramos que os diferentes níveis de dores agudas dependem não só de sinais enviados ao cérebro, mas também de como o cérebro interage com os sinais para obter uma representação coerente do corpo inteiro", disse ao site Patrick Haggard, membro da equipe de pesquisadores.

Foram estudados os efeitos do toque no próprio corpo fazendo pessoas sentirem dores em uma experiência condicionada chamada de thermal grill illusion. Esse teste permite que os cientistas pesquisem sobre dor sem prejudicar de verdade o voluntário.

Após a dor "ilusória" ser criada, o voluntário tocava com uma mão na região dolorida. Em 64% dos casos, a dor diminuiu. Segundo Haggard, a descoberta mostra a importância de todo o corpo para aliviar a dor e ajudará na compreensão de mais mecanismos cerebrais. 

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.