quinta-feira, 11 de julho de 2013

Treino científico de 7 minutos: novo método faz sucesso no exterior



Um programa de exercícios desenvolvido por dois especialistas em treinamento do Human Performance Institute, de Orlando (EUA), voltado para quem tem pouco tempo e não está disposto a investir em academia, está fazendo sucesso em diversos países. 

Depois de analisarem uma série de estudos sobre treinamento e boa forma, Brett Klika e Chris Jordan apresentaram um tipo de treinamento de alta intensidade com apenas o uso do peso corporal. Chamado de "treino científico de 7 minutos", a proposta é combinar exercícios aeróbicos com exercícios de resistência/força. Cada exercício é realizado por 30 segundos, em alta intensidade (tentando o máximo possível de repetições), e o intervalo de recuperação é de apenas 10 segundos. 

Segundo os autores, o circuito pode ser repetido duas ou três vezes, dependendo do condicionamento do atleta e do tempo disponível. Além disso, eles destacam que não se trata, porém, de uma série para prover força ou resistência específica para um esporte. Para eles, esse tipo de programa oferece uma boa opção para ajudar pessoas ocupadas a melhorar a saúde e enfrentar o estresse. Há vídeos gratuitos mostrando como executar a série e aplicativos com cronômetros digitais para monitorar a execução da tarefa.  

Entrar em forma com um programa de exercícios de menos de 15 minutos e gratuito é altamente sedutor, porém existem diversas contraindicações, como assinalam os criadores do circuito. É preciso cuidado ao propor treinamento de alta intensidade para pessoas mais velhas ou obesas, candidatos destreinados, com lesões anteriores ou problemas de saúde; os exercícios isométricos não são recomendados para quem tem hipertensão ou problemas cardíacos. Os próprios autores alertam que ao tentar fazer tudo da forma mais rápida possível, o aluno corre o risco de fazer os exercícios de forma inadequada, aumentando a chance de lesão.

 Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.