quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pequenas recompensas incentivam prática de esporte


Até que ponto pequenas gratificações nos ajudam a atingir nossas metas? Foi com base nesse questionamento e na leitura de teorias clássicas de psicologia que a cientista computacional Sunny Consolvo, da Intel Research Seattle, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Washington, criou um aplicativo para celular denominado UbiFit para incentivar a prática da atividade física. O programa oferece recompensas aparentemente insignificantes, como desenhos de flores, que as pessoas acabam se esforçando para obter.

O UbiFit coleta informações do usuário e organiza um gráfico de sua atividade física diária, registrando diversos tipos de movimento. Dependendo do nível de exercício, começam a aparecer flores de diferentes tamanhos e cores na tela do celular. Em um estudo conduzido anteriormente, os participantes do “jardim” se saíram bem na manutenção de seus programas físicos. Já entre os que usaram softwares que apenas registravam as atividades, sem fornecer recompensa, a desistência foi maior. O aplicativo deve estar à venda nos próximos meses.

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.