terça-feira, 16 de novembro de 2010

Viver mais e com saúde só é possível se praticar atividade física

Além do equilíbrio emocional, podemos relacionar: a percepção de bem-estar, a harmonização da autoconfiança e uma imagem corporal positiva

Acreditamos em níveis altos de saúde e bem-estar com a inclusão de uma rotina de exercícios físicos durante toda a vida. Esse pensar se baseia nos motivos relacionados a seguir:

Motivos biológicos

Os motivos biológicos estão associados às consequências naturais advindas do exercício físico. Ou seja, é através do exercício físico que potencializamos a prevenção de doenças, melhoramos nosso condicionamento físico, emagrecemos e conseguimos manter o peso ideal.

Motivos psicológicos

É através da regulação da produção de hormônios como a endorfina (relacionada à regulação dos níveis de ansiedade), serotonina (relacionada ao estado de humor e ao relaxamento) e a dopamina (contida nos circuitos cerebrais associados à motivação e recompensa), que nós nos equilibramos emocionalmente. Entre os vários fatores que auxiliam nesse processo de regulação dos hormônios o exercício físico tem participação fundamental. Por isso, em vários tratamentos psicológicos os exercícios físicos estão no rol das receitas para o bem viver.

Além do equilíbrio emocional, podemos relacionar: a percepção de bem-estar, a harmonização da autoconfiança e uma imagem corporal positiva.

Motivos sociais

Os exercícios físicos quando praticados regularmente e de maneira ótima proporciona a melhoria da capacidade de um melhor relacionamento social e prepara a pessoa para manter uma constante motivação para a cooperação nos vários momentos de sua vida. Isso se dá, em poucas palavras, por que quando estamos bem e com saúde estamos prontos em atender às pessoas.

Ademais o exercício físico proporciona uma melhor compreensão e relação pessoal com os desafios da vida. Por outro lado, a harmonia fisiológica interna (homeostase) resultado da prática dos exercícios, é refletida no potencial de melhoria da capacidade de harmonia interpessoal, ou seja, favorece a adaptação e adequação do comportamento pessoal nas relações humanas.

Para finalizar, faça um pequeno teste: observe em seu meio social o comportamento daquelas pessoas que fazem regularmente exercícios físicos: salvo melhor juízo, você perceberá que são pessoas mais otimistas, dispostas a enfrentarem desafios, bem-humoradas, menos ansiosas e sem problemas para descansar (dormir).

Fonte: medplan.com.br, retirado do site Portal da Ed. Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.