sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COMO DETERMINAR O RITMO DA CORRIDA

Primeiramente aplica-se o teste de 3200 metros, onde o  teste consiste em percorrer correndo uma distância de 3200 metros no menor tempo possível.
 Vejamos no exemplo prático:
Tempo dos 3200 metros: 8 minutos 58 segundos. 
1°  passo: Transforme o resultado para segundos.
8 minutos e 58 segundos = 538 segundos
2° passo: Dividir o resultado em segundos por 3200, o resultado será a velocidade em metros por segundo (m/s).
3200 / 538 = 5,94 m/s
3° passo: Multiplicar a velocidade em metros por segundo por 3,6, para encontrar a velocidade em Km por hora (km/h).
5,94 x 3,6 = 21,3 km/h
 4° passo: Divida o tempo em segundos pela distância em Km, o resultado será a velocidade em segundos por Km.
538 / 3,2 = 168 segundos ou 2 minutos e 48 segundos/Km
 Logo seu ritmo de trabalho máximo é de 2 minutos 48 segundos por Km.
 De posse do ritmo de trabalho máximo do atleta, agora vamos calcular a intensidade do treinamento.
 Exemplo: qual o ritmo de trabalho ou a velocidade para 70% máximo.
1° passo: Pegue o tempo total em segundos do ritmo de trabalho máximo e multiplique por 100 e depois divida pela intensidade proposta (70%). O resultado é o ritmo de trabalho para 70% do máximo.
168 x 100 / 70 = 240 segundos ou  4 minutos por Km.
Bom treino
Fonte: Alexandre Machado, site Portal da Ed.Física.

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