terça-feira, 27 de maio de 2014

Atividade Física x Cirurgia Plástica




Na busca por um corpo perfeito, muitas mulheres acabam se submetendo a cirurgias plásticas para atingir o modelo de beleza que consideram ideal. 

No entanto, alguns incômodos causados pela silhueta não precisam ser solucionados com a ajuda do bisturi. A tradicional - e eficiente - combinação da reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos muitas vezes é capaz de dar conta do recado.

Além de ser importante para a saúde, a prática regular de atividades físicas pode modificar o corpo. Muitos são os exemplos de mulheres que transformaram suas curvas com a ajuda de um nutricionista e sob a orientação de um professor de educação física. Mas será que esta opção é eficaz em todos os casos?

Segundo o cirurgião plástico Marco Cassol, a alternativa mais indicada varia de acordo com a região do corpo que a mulher pretende mudar. Em alguns casos, somente o procedimento cirúrgico oferece um resultado satisfatório. Já em outros, não há a necessidade de encarar anestesia, operação e o delicado período pós-operatório.

Seios

Para manter os seios mais firmes, o ideal é fazer musculação. A atividade física enrijece a musculatura, mas promove a perda de gordura na região, o que pode fazer com que os seios diminuam de tamanho. Se o objetivo é ter seios maiores, a cirurgia para colocar uma prótese de silicone é mais indicada. 

Culotes

Principal motivo de reclamação das mulheres, a gordura localizada é uma inimiga muito difícil de vencer. Quando acumulada na região do culote, a lipoaspiração é o procedimento mais indicado, pois receptores das células de gordura que ficam no local tendem a inibir sua queima. O exercício físico pode ajudar um pouco, mas o procedimento cirúrgico é mais eficaz. O cirurgião plástico Marco Cassol garante que a lipoaspiração resolve de vez o problema: "Na lipoaspiração, a gordura que é eliminada da região não volta mais". O fisiologista Turibio Barros, pensa de outra forma: "Não concordo que a gordura não volte mais".  

Abdômen

Neste caso, a atividade física é suficiente para eliminar a gordura. Se feitos corretamente e aliados a uma alimentação saudável, os exercícios podem diminuir a barriga - neste caso, os aeróbicos - e definir mais os músculos do abdômen - através da musculação. Segundo o Dr. Marco Cassol, a abdominoplastia seria a opção mais indicada para os menos disciplinados. Já o Dr. Turibio Barros afirma que uma lipoaspiração pode retirar a gordura local, e a abdominoplastia consegue esticar a pele, mas nenhum dos dois procedimentos é capaz de deixar a região mais musculosa. 

Panturrilha


Na opinião do cirurgião, a atividade física não é capaz de ter resultados tão satisfatórios para a panturrilha quanto a plástica. Para ele, muitas vezes a projeção do músculo acaba não sendo a esperada pela mulher. 


Matéria publicada pelo site Eu Atleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.