sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ginástica laboral faz parte da área de atuação da Educação Física

A Comissão de Turismo e Desporto promove hoje audiência pública para discutir a ginástica laboral como área de atuação dos profissionais da Educação Física e a importância da prática para a qualidade de vida do trabalhador.

A iniciativa do debate é do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Ele destaca que a ginástica laboral proporciona bem-estar no ambiente de trabalho e previne a ocorrência de lesões, acidentes e o surgimento de doenças decorrentes da atividade ocupacional.

Figueiredo lembra ainda que, conforme o Conselho Federal de Educação Física (Confef), o profissional da área é quem tem a formação e o amparo legal para atuar no planejamento, prescrição e dinamização de exercícios voltados aos funcionários. “Mesmo em um programa de saúde do trabalhador, com abordagem multiprofissional, que envolva Educação Física, Serviço Social, Medicina, Fisioterapia e Engenharia (Ergonômica), devem ser respeitados os limites e competências de cada profissão envolvida, para uma maior eficácia do programa”, diz o parlamentar.

Participantes

Foram convidados para a audiência:

:: a presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), Valquíria Aparecida de Lima;
:: a vice-presidente da ABGL no Rio Grande do Sul, Claudia Lucchese;
:: o conselheiro fiscal da ABGL em Minas Gerais, Marcos Maciel;
:: a conselheira fiscal da ABGL no Rio de Janeiro, Lilian Pereira de Carvalho; e o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber. 

Fonte:  Circuito MT.com.br, via portal da ed. física
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.