quinta-feira, 17 de março de 2011

Camiseta eletrônica avalia e melhora o desempenho do atleta



A camiseta eletrônica E39 promete revolucionar o mundo dos esportes. Ela foi desenvolvida pela Under Armour em parceria com a Zephir, e será testada no evento NFL Combine da NFL (National Football League). A E39 possui sensores que medem os batimentos cardíacos, a respiração e a simetria corporal do atleta a fim de possibilitar o aprimoramento de seu desempenho. Os dados são armazenados no BUG, um sensor fixo que fica situado na camisa na altura do osso esterno (no tórax), e podem ser repassados em tempo real via Bluetooth, para os smartphones, tablets e laptops dos treinadores. O BUG é composto por um acelerômetro triaxial, um processador e 2GB de armazenamento.

A localização privilegiada do BUG no centro da massa corporal possibilita a divisão dos movimentos do atleta ao longo de um plano sagital, ou seja, um plano vertical que divide o corpo em direita e esquerda, orientado da frente para trás. O sensor fornece dados de como cada lado do corpo está se movendo em sincronia - ou fora de sincronia – em relação aos outros durante uma corrida.

Com isto é possível dissecar o progresso do atleta e avaliar onde ele se destaca e onde pode melhorar para maximizar seus resultados. A chave para isso é a medição da força de frenagem, ou dos movimentos negativos executados, os quais diminuem a velocidade linear. A E39 ainda não está disponível no mercado. A camiseta está em fase de testes e deve ser oferecida para escolas e clubes em um ano.



Por Marcela Vaz,  ech Tudo.com.br, via Portal da Ed. Física http://www.educacaofisica.com.br/noticias/camiseta-eletronica-avalia-e-melhora-o-desempenho-do-atleta
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.