quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Guia para o Profissional de Educação Física na Saúde

A atuação do Profissional de Educação Física na área da Saúde – especialmente em hospitais, clínicas, unidades de saúde, nos NASFs etc. – vem crescendo e ganhando destaque a cada ano. Preocupado com a qualidade da intervenção, o CONFEF lançou recentemente o livro “Recomendações sobre Condutas e Procedimentos do Profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde”. (CLIQUE AQUI para baixar o livro!!!)
 
O objetivo do material, organizado pelo Prof. Francisco Martins da Silva (CREF 000009-G/PB), é orientar o Profissional de Educação Física no que diz respeito à intervenção na área da Saúde. “Desta forma, buscamos proporcionar uma direção aos profissionais quanto à utilização da sua principal ferramenta, o exercício físico, para atuar tanto na prevenção, quanto no tratamento não-farmacológico de doenças crônicas”, explica a Prof. Luciene Ferreira Azevedo (CREF 009740-G/SP), uma das autoras do livro ao lado dos profissionais Antônio César Cabral, Jorge Roberto Perrout (CREF 000091-G/MG) e Marcelo Ferreira Miranda (CREF 000002-G/MS)

Segundo ela, é importante destacar que as recomendações não encerram em si o universo de conhecimento que o Profissional de Educação Física deverá se apropriar ao longo de sua formação profissional. “Além disso, assim como o conhecimento, as informações contidas no livro podem e devem passar por periódicas atualizações e adequações de acordo com as mudanças observadas na área da Saúde”, completa. 

O reconhecimento pelo Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução nº 218/1997, do Profissional de Educação Física como profissional de saúde e a inclusão deste nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são exemplos claros da importância que temos assumido ao longo de anos frente à maior necessidade da sociedade: o combate ao sedentarismo. 

No entanto, a Prof. Luciene faz uma ressalva: “A formação do Profissional de Educação Física não deve se limitar à graduação. Com a crescente demanda nesta área, é imperativo que os profissionais se especializem nesta área, garantindo uma atuação competente e compromissada com a saúde de todos àqueles que estiverem aos seus cuidados”. 

Entretanto, o livro “Recomendações sobre Condutas e Procedimentos do Profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde”, como afirmou a profissional, surge como um ‘norte’ para aqueles profissionais de Educação Física que atuam ou pretendem atuar na área da Saúde. Quanto melhor a atuação e intervenção neste campo, maior o reconhecimento do nosso trabalho pela sociedade. 

Fonte: CONFEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.