quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Exercício pode tirar fome de obesos

Além de promoverem a queima de calorias, exercícios físicos também contribuem para diminuir a sensação de fome em obesos. É o que mostra um estudo publicado na revista científica PLoS Biology (biology.plos.org) por pesquisadores brasileiros. O trabalho observou ratos obesos, mas já há abordagens análogas para seres humanos. Exercícios físicos sempre foram considerados bons aliados para quem quer perder peso de maneira saudável. Afinal, uma pessoa só emagrece quando queima mais calorias do que ingere.

O Profissional de Educação Física Eduardo Rochete Ropelle (CREF 031854-G/SP), doutor em Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), descobriu que os exercícios também fazem com que obesos sintam-se saciados com menos comida. Quando há excesso na ingestão de alimentos, o tecido adiposo secreta dois hormônios – a leptina e a insulina –, que avisam o cérebro: é hora de parar de comer.

A região do sistema nervoso central que controla a alimentação é o hipotálamo. Em uma pessoa saudável, os neurônios do hipotálamo entendem o recado rapidamente. No caso de uma pessoa obesa, as células nervosas tornam-se insensíveis, fazendo com que o cérebro não identifique a hora de parar de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ideias.